banner_conhecamonte

conhecamonteverde01Monte Verde se tornou famosa por suas próprias qualidades. Próxima dos grandes centros de  um país tropical como o Brasil, Monte Verde apresenta características tipicamente européias; reúne os mesmos atrativos de outras cidades, mas oferece a tranqüilidade de uma pequena cidade do interior. Situada em altitudes que variam entre 1500 e 1600 metros, Monte Verde apresenta um clima frio e seco, característico de regiões montanhosas. No inverno, as temperaturas freqüentemente caem abaixo de zero, mas  nesta região o frio é um atrativo. No verão a temperatura é mais amena, mas em compensação chove mais. O distrito é mais procurado no inverno, onde o comércio funciona a pleno vapor, e onde os turistas melhor desfrutam de caminhadas, podem saborear fondue, chocolates quentes, cafés & chás, trutas e outras comidas de diversas cozinhas, dentre elas a Alemã e a Mineira. Existem diversas opções de pousadas, hotéis e aluguel de chalés. O comércio possui ainda lojas de roupas de inverno (malhas, lã, moletons, etc), artesanato, perfumes, cerâmicas e doces.


A História


conhecamonteverde02A história de Monte Verde começa em 1950, quando o letão Verner Grinberg, que se mudou ainda jovem da Letônia para o Brasil com o pai, comprou terras da Fazenda do Selado, que ficava na região de Campos do Jaguari, na serra da Mantiqueira.  Grinberg e o pai se estabeleceram no antigo município de Varzea Paulista, que ficava a cerca de oito horas de viagem de Campos do Jaguari. Mas em 1938, ele e a mulher, Emília, decidiram comprar as terras da fazenda porque gostaram do clima ameno e da vegetação, que fazia lembrar a Europa. O antigo dono não esperava muito do lugar, ainda quase desabitado. Eles construíram a primeira casa e depois foram comprando, aos poucos, outras fazendas próximas. Passaram a fornecer hospedagem aos viajantes que passavam por ali e para isso construíram o hotel Pinus, que hoje não pertence mais à família. Verner Grinberg comprou tantas terras que praticamente se tornou o dono daquela vila que, por isso recebeu seu nome: em alemão, grin quer dizer ”verde“ e berg significa “monte”. A partir de 1950, ele foi fazendo do loteamento de suas terras a fonte de renda, mas também cuidou da infra-estrutura da vila, contratando operários da construção civil para abrirem ruas e promoverem a urbanização da vila. Grinberg, nascido em 1910, e a mulher, Emília, um ano mais velha, já não moram em Monte Verde. Eles vivem em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, já que a idade avançada provoca necessidade de cuidados médicos. Até o final da década de 90, eles ainda moravam na vila e estavam à frente dos negócios da família, que tem empreendimentos imobiliários e serraria.

O Clima
 
conhecamonteverde03O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, mas em Monte Verde (MG) já é possível curtir o frio. Para a próxima sexta-feira, a temperatura esperada de acordo com a previsão do site "Tempo Agora" é de 0º C durante a madrugada e 1º C pela manhã. No sábado, a temperatura sobe um pouco e chega aos 5ºC.Nada que atrapalhe os casais apaixonados ou os aventureiros, que podem fazer caminhada pelas diversas trilhas, andar de quadriciclo, praticar arborismo, se aventurar em um passeio de monomotor, se divertir na pista de patinação no gelo, entre outras diversas opções de lazer. Monte Verde, também conhecida como a Suíça Mineira, fica a penas 170 km de São Paulo, 420 km do Rio de Janeiro e 456 km de Belo Horizonte



depoimento1 galeria1 lua1 fale1